Gestos e Símbolos do Baptismo

O rito do Baptismo celebra, com gestos e palavras, isto é, com símbolos simples e concretos, tudo o que pro­curou exprimir. Cada um de nós é convidado a reler estes gestos e símbolos, especialmente por ocasião do Bap­tismo de alguma pessoa que nos seja querida.

Que nome dais ao vosso filho? Dar o nome a uma criança é reconhecê-la como valor em si mesma, com dig­nidade igual. Ser chamado é tomar consciência de existir como sujeito em relação: quanto mais alguém é chamado, mais existe.

É muito bom, por exemplo, ouvir chamar nosso nome quando nos encontramos no meio de uma multidão anó­nima: tenho a certeza de que alguém me conhece, me ajuda a existir como pessoa.E o nome é reflexo do nome de Deus, uma participa­ção na sua glória. Depois, se o meu nome é o de um santo liga-me àquela história especial, certifica-me de que faço parte da comunhão dos santos.

Exorcismo e unção do baptizando. Mas o nosso nome é, desde o início, desenvolvido numa história que não é toda de bem, numa história em que dominam a descon­fiança, a incomunicabilidade, os medos, os egoísmos e a agressividade. No Baptismo recebemos a certeza de nos podermos defender e desvincular destas ligações. O exor­cismo dispõe-nos para vencer o mal com o bem, para re­nunciar ao que é negativo.

O óleo da unção que prepara os atletas para a luta: a vida é um combate para chegar à plena liberdade dos fi­lhos de Deus, é uma libertação progressiva do corpo de todas as escravidões.

A água. Mergulhar na água é morrer, emergir é respirar e viver. O Baptismo, ser mergulhado na água, é morrer para renascer para a vida nova do Espírito. Como o povo de Israel sai da escravidão do Egipto entrando no Mar Vermelho por um caminho de liberdade, assim também no Baptismo saímos dos condicionamentos dos ídolos para conformar a nossa vida com a do Filho, a de Jesus.

E com a fórmula «Eu te baptizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo», somos mergulhados no misté­rio da Trindade, no poder criador e redentor de Deus, consagrado a Ele.

Mediante a unção com o Santo Crisma, o óleo com que se consagravam os reis, os sacerdotes e os profetas, reco­nhece-se que a nova criatura é rei, súbdito de ninguém, fi­lho e não servidor; é sacerdote em comunhão plena com o Pai e com o supremo sacerdote Jesus Cristo e, por isso, tor­nado capaz, pelo dom do Espírito Santo, de prestar um ver­dadeiro culto a Deus; é profeta, depositário da palavra de Deus, feito para conhecer a verdade e para testemunhá-la.

Todo o ministério pastoral, sacerdotal e profético na Igreja está ao serviço da realeza (liberdade), do sacerdócio (santidade) e da profecia (verdade) comuns a todos os baptizados e próprios de cada um.

A vela acesa é símbolo de Cristo, que é luz e vida. A nova vida é luminosa, o corpo do baptizado é reflexo de Deus na terra, segundo as palavras de São Paulo: «E nós to­dos que, com o rosto descoberto, reflectimos a glória do Senhor, somos transfigurados na sua própria imagem, de glória em glória, pelo Senhor que é Espírito» (2Cor 3, 18).

Somos chamados a ser filhos da luz, luz do mundo.

A veste branca é a imagem visível do nosso corpo tor­nado nova criatura porque revestido de Cristo.

Por fim, o sinal do Efatha. Tocam-se as orelhas para que se abram continuamente à escuta da Palavra de Jesus; tocam-se os lábios para que se tornem capazes de expri­mir esta Palavra, de professar a nossa fé.

Como na semente

Quando nasço, está dentro de mim, em em­brião, toda a minha vida que, no entanto, deve crescer e desenvolver-se.

O Baptismo é a semente, o ADN da vida nova. É pre­ciso que cresça, que seja alimentada, protegida de feridas, de atrofias e de tumores.Tudo isto acontecerá na escuta da Palavra e com os ou­tros sacramentos que acompanham a vida do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *