Cencepção e Avaliação em E-Learning

Para realizar o último post da unidade curricular Concepção e Avaliação em E-Learning – mas não o último sobre esta matéria, pois este blogue e a minha curiosidade perdurarão para além do tempo leccionação – vou decalcar os objectivos e competências desenvolvidas, presentes no Contrato de Aprendizagem, alterar ligeiramente alguns aspectos do texto para que ele seja compreensível nesta finalidade. A seguir a cada competência(s), insiro a hiperligação para os respectivos posts.

Ao olhar para os objectivos que nos propúnhamos no início desta unidade curricular, e olhando para trás, vemos que foi focada a problemática da concepção de cursos de e-learning à luz dos referenciais sobre o design instrucional e da análise de modelos de avaliação da qualidade no universo da formação online. Pudemos aprender a definir princípios e processos de avaliação da formação em cursos online, identificando indicadores relevantes para a aferição da qualidade destes nas suas várias vertentes. Abordámos também a problemática da avaliação na sua perspectiva pedagógica, designadamente a avaliação das aprendizagens em contextos de formação online, seus fundamentos, suas modalidades, instrumentos e estratégias.

Competências:

Clarificar conceitos correlacionados com a qualidade em e-learning;

– Fazer o levantamento do conjunto de factores que determinam a qualidade dos cursos online;


eLearning quality guidelines

Avaliar a Qualidade em E-Learning


Facilitadores da qualidade dos cursos on-line

– Caracterizar diferentes modelos de desenvolvimento de cursos online;

– Propor e fundamentar um modelo/instrumento de avaliação de cursos online;


The Ideal online Course

Qualidade na Formação Online

Proposta de Modelo de Avaliação de um curso online

1st Trans-National Distance Conference on Quality in Adult Learning 2009

O Grupo Turma elabora uma Proposta de Modelo de Avaliação de um Curso online

– Caracterizar perspectivas e processos de avaliação das aprendizagens em contexto online;

Avaliação em contextos de e-learning

Para pensar fazem falta ferramentas!

– Identificar diferentes modalidades e instrumentos de avaliação de aprendizagens em contexto online.

Discussão on-line assíncrona

e-Portefólios

Avaliação em Ambientes On-Line

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *